26 de jul. de 2011
Momento de Louvor e Reflexão na E. E. Dom Gino Malvestio
25 de jul. de 2011
Excursão de Biologia
24 de jul. de 2011
Projeto Paisagismo e Horticultura na E. E. Dom Gino Malvestio
21 de jul. de 2011
Temperatura no centro dos EUA chega aos 50 graus
19 de jul. de 2011
Simulado do ENEM na Escola Estadual Dom Gino Malvestio
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio. O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
Por que mudar o Enem?
A grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem é a reformulação do currículo do ensino médio. O vestibular nos moldes de hoje produz efeitos insalubres sobre o currículo do ensino médio, que está cada vez mais voltado para o acúmulo excessivo de conteúdos. A proposta é sinalizar para o ensino médio outro tipo de formação, mais voltada para a solução de problemas. Outra vantagem de um exame unificado é promover a mobilidade dos alunos pelo País. Centralizar os exames seletivos é mais uma forma de democratizar o acesso a todas as universidades.
Prova Brasil e SAEB 2011
- escolas que tenham de 10 a 19 estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) ou 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular público;
- escolas que tenham 10 ou mais estudantes matriculados no 5º ano (4ª série) ou 9º ano (8ª série) do ensino fundamental regular privado;
- e escolas que tenham 10 ou mais estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular público ou privado.
18 de jul. de 2011
Experiências:Fazendo um “Tornado” em casa
Embora as pessoas comumente confundam os tornados com furacões, eles têm pouco em comum. Um tornado tem diâmetro de centenas de metros, apresenta muita intensidade, possui um funil relativamente estreito e é causado por uma única tempestade conectiva. Raramente atinge diâmetro superior a 1 km e tem duração de aproximadamente 20 minutos.
Assim como os terremotos possuem a escala Richter para medir sua intensidade, os tornados possuem a Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale ou, mais simplesmente, escala Fujita. Essa escala é usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado, que vai de F0 (mais fraco) até F6 (mais forte). Tornados com intensidade acima de F5 são improváveis de acontecer.
Já um furacão mede centenas de quilômetros (o tornado, centenas de metros), é comparável a dezenas de tempestades conectivas e sua formação ocorre sempre sobre as águas dos oceanos. Sua duração pode chegar a vários dias, mas quando atinge a terra firme perde sua força até dissipar-se. A escala Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões de modo semelhante à escala Fujita, que mensura a intensidade dos tornados.
Experiência: Bolinhas dançantes
Nesse experimento você pode trabalhar a Densidade que é uma propriedade da matéria que relaciona a massa da substância e o volume ocupada por ela.
MATERIAL:
• Bicarbonato de sódio
• 3 bolinhas de naftalina
• 1 limão
• 1 copo transparente
• 1 colher de sopa de plástico
PROCEDIMENTO:
Coloque a água no copo até a altura de 5 cm, aproximadamente. Dissolva 2 colheres rasas de bicarbonato de sódio na água. Acrescente 2 colheres de suco de limão e as bolinhas de naftalina.
Observe o que acontece por cerca de 2minutos.
EXPLICAÇÃO:
O suco do limão, ao entrar em contato com o bicarbonato, provoca uma transformação química, ou seja, gera uma outra substância, o dióxido de carbono (CO2). Aquelas bolinhas que desprendem da água são bolhas de CO2. Quando se coloca as bolinhas de naftalina na água, ele “perturba” o sistema, fazendo com que o gás se desprenda do líquido em forma de bolhas e aderem às bolhinhas de naftalina. Como esse gás é muito menos denso do que a água, ele funciona como bóias, arrastando-as para a superfície da água e leva a naftalina junto.
Quando atinge a superfície, as bolhas de CO2 estouram (se soltam) para o ambiente, deixando as bolas de naftalina sozinhas, já sem a ajuda do gás afundam novamente, pois sozinha ela é mais densa que a água.
Nesse percurso encontram novas bolhas de gás e são novamente arrastadas para a superfície.
CONSTRUINDO UM SUBMARINO
Os líquidos também têm densidade?
MATERIAL:
• Um vidrinho de amostra grátis de perfume (vazio)
• Uma garrafa de refrigerante descartável com tampa
• 1 copo com água
PROCEDIMENTO:
Coloque um pouco de água dentro do vidrinho de perfume, que não chegue à metade da sua capacidade. Emborque-o dentro de um copo com água e observe se ele flutua.
O vidrinho deve flutuar, ficando apenas o fundo fora d’agua.
Encha a garrafa descartável com água e coloque dentro dela o vidrinho que se encontra no copo, mantendo-o de cabeça pra baixo. Em seguida feche a garrafa.
Se você apertar a garrafa, o vidrinho descerá. Assim que deixar de comprimir a garrafa, ele subirá novamente. Se prestar bem atenção no nível da água dentro do vidrinho no momento em que apertar , verá que ele se eleva um pouco. Ao comprimir a garrafa, entra mais água no vidrinho, pois o ar que se encontra ali dentro sofre compressão. Com mais água dentro, o vidrinho fica mais pesado e afunda.
Quando entra água no vidrinho, sua densidade aumenta , pois apesar de sua capacidade continuar a mesma sua massa aumenta.
Quando cessamos a pressão externa sobre a garrafa, o ar que se encontra comprimido no interior do vidrinho, expulsa a água a mais que entrou; com isso a densidade do vidrinho diminui, e ele flutua novamente.
Obs: No caso dos submarinos, eles possuem um compartimento que pode ser preenchido com água quando o submarino vai ao fundo e esvaziado quando ele sobe à superfície.
TRUQUE PARA O GELO AFUNDAR
15 de jul. de 2011
Atividade Prática: Batimentos Cardíacos
Para medir os seus batimentos cardíacos sem a utilização de um equipamento próprio, siga as instruções abaixo:
• O objetivo é aferir quantas vezes o coração bate por minuto;
• Apalpe a parte inferior do pulso ou o lado da traquéia no pescoço até localizar um ponto em que seja possível sentir a pulsação;
• Localizado o ponto, coloque as pontas dos dedos indicador e médio no local e pressione suavemente até sentir o pulso;
• Use um relógio ou cronômetro para observar uma contagem de 10 (dez) segundos. Neste tempo, conte o número de pulsações;
• A seguir, multiplique o número de pulsações contadas dentro destes dez segundos por 6 (seis). O resultado dessa multiplicação será sua frequência cardíaca;
• Sabendo que a frequência cardíaca normal fica entre 60 a 100 ciclos, podendo variar, sendo costumeiramente maior em crianças, você terá uma percepção sobre a sua condição de saúde. Resultados anormais devem ser averiguados por um médico.
Medindo a pulsação
Procure identificar,a pulsação da artéria radial na região do pulso de colega sentado. Em seguida, marcando um minuto, conte o número de pulsações por minuto.
Peça a seu colega que fique em pé e repita o procedimento anterior, colocando também o ouvido próximo ao coração dele; verifique se haverá coincidência entre as batidas que você ouve e a pulsação da artéria radial.
faça seu colega praticar 2 minutos de corrida"parada", isto é, sem sair do lugar. logo após, conte o número de batimentos cardíacos por minuto.
Agora, responda às questões.
1.Quantas vezes o coração de seu colega pulsou por minuto, estando ele descansado?
2.Houve coincidência entre a pulsações cardíacas que você ouviu e as pulsações da artéria radial?
3.Quantas vezes o coração do seu colega pulsou após o exercício físico?
4.Compare seus dados com a do pessoal da sua turma para responder: Qual o número médio de batidas do coração, por minuto das pessoas da sala?
5. Além de exercícios físicos, que outros fatores produzem aumenta da frequência de batimento cardíaco?