17 de jan. de 2012

DINÂMICAS PARA SALA DE AULA


O uso da dinâmica de grupo na sala de aula pode ser uma importante ferramenta no processo de aprendizagem na educação de crianças, jovens e adultos.
Na maioria das vezes o uso das dinâmicas está desvinculado do conhecimento teórico e isolado do planejamento pedagógico, o uso de dinâmicas devem se fundamentar em bases teóricas e com objetivos claros.
As dinâmicas não devem ser apresentadas apenas como passatempo, devem ser valorizadas e encaradas como uma rica estratégia pedagógica em sala de aula.

Utilizem caros leitores as dinâmicas como uma ferramenta no processo de aprendizagem!

Bom trabalho a todos e compartilhem essas dinâmicas!

Dinâmica 1: Observe a régua

Material: Régua e um dado


- Distribuir uma régua que possua imagem no sua superfície para cada aluno;
- Fazer com que todos os participantes um a um joguem o dado. O aluno que tirar o menor nº realizará uma “tarefa”;
- o aluno que tirar o menor número será o responsável por elaborar uma questão para cada aluno (sendo que as questões serão de forma interdisciplinar) que participar da atividade, e os demais começam a observar a régua.
Estimado o tempo o aluno começa a realizar as questões.

Dinâmica 2: Desenho/ Pinturas
Dividir os grupos, para que realizem atividades através de comandos de acordo com o quadro abaixo:
Depois dos desenhos expostos, fazer com que contem uma história de acordo com o que desenharam e identificar os tipos de pintura( abstrato, retrato, viva e morta)

Material: Cartolina,lápis de cor, pincel e batom
1 Navegue – pintar lábios ...
2 Sol
3 Sonhe – quarto arrumado
4 Chuva
5 Molhar – Banheiro / tomando banho
6 Lágrimas – sorriso
7 Amar/amor – coração
8 Chave
9 Viver – dança / música
10 Sonho – criança
11 Coração – livros / transporte
12 Mágoa
13 Perdão – Igreja / Campo de futebol
14  Rosas – Jardim
15 Bebe – rio, água, copo

Adicionar legenda
Dinâmica 3: Dinâmica do '' Pegadinha do Animal''

Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.


Dinâmica 4: Quem sou eu?

Nesta dinâmica, o professor pede para que os alunos escrevam seu nome completo em uma folha de papel. Em seguida o professor recolhe e troca os papeis para que cada aluno descreva a pessoa que o nome está escrito no papel que recebeu.

Dinâmica 5: Vamos dançar?(música: Epitáfio)
Nesta dinâmica o aluno escuta a música. Espera o momento marcado pelo professor e no comando da música escolhe outro colega para dançar. Na hora de escolher deve haver o convite e após a dança deixar o colega no lugar.





Dinâmica 6: Pergunta e resposta
Está dinâmica é trabalhada através de fichas nas quais estão presentes respostas corretas e incorretas.
O professor faz a pergunta e os grupos respondem através da ficha.
Após o término,é conferido a quantia de acertos. E vence o grupo com mais acertos.
Obs.: é observado através dessa dinâmica o nível ao qual o aluno está pertencendo.

Dinâmica 7: O repolho
É feito um bola em forma de repolho com papeis enrolados. Nesses papeis há a presença de perguntas e é realizado através de cantigas ou músicas que funciona como comando. Os participantes passam o repolho de mão em mão até a hora que pára a música.

Dinâmica 8: Produção de texto coletivo através de imagem
Escolher uma imagem, e cada aluno um a um vai contribuindo com a produção do texto até finalizar o texto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário