As aulas de ciências ficam mais atraentes quando você utiliza estratégias que possam cativar a atenção do aluno.
Esses experimentos são fáceis e podem ser utilizados em turmas de 1º ao 5º ano.
Experimento 1
Abane o seu rosto com uma folha de papelão. Você sente algo, mas não pode vê-lo.
O papelão não toca em você e não há nada a mais no momento em que você abana que não
estivesse presente antes ou não esteja presente depois do movimento. Assim, o que você
sentiu deve ser o ar.
Se você usar uma folha de papel de caderno, em lugar de papelão, observará certa
dificuldade para se abanar, pois o papel irá dobrar (a menos que você se abane bem
vagarosamente!). Isso mostra que o ar exerce certa resistência ao movimento de objetos
mergulhados nele.
Experimento 2
Encha um balão de ar. O ar preenche o espaço dentro do balão.
Experimento 3
Encha um béquer, até um pouco acima da metade, com água. Coloque um pouco decorante na água. Coloque um tubo de ensaio com a abertura para baixo.
A água não entra no tubo de ensaio porque o ar ocupa aquele espaço. Incline o tubode modo que um pouco de ar saia. A água agora pode entrar, ocupando o espaço deixadopelo ar que saiu.
Experimento 4
PAPEL MÁGICO
Material necessário
Um copo de vidro
300 ml de água
Um pedaço de papel (deve ser maior que a boca do copo)
Um pano (caso seja necessário)
Uma bacia pequena
Procedimento
Encher um copo de água
Cortar um pedaço de papel
Colocar o papel sobre o copo
Virar o copo cheio de água, segurando o papel com a mão.
Após o copo estar completamente com a boca para baixo, soltar o papel.
Conclusão
O papel não cai, segurando toda a água do copo, porque a pressão atmosférica aplica uma força de baixo para cima.
Experimento 5
VULCÃO 1
Material necessário
3 quilos de argila
Um copo de plástico
Bicarbonato de sódio
500 ml de água
750 ml de vinagre vermelho
Material necessário
3 quilos de argila
Um copo de plástico
Bicarbonato de sódio
500 ml de água
750 ml de vinagre vermelho
Procedimento
Faça o vulcão com a argila, depois faça um furo no meio do vulcão, coloque o copo no meio do furo, no copo coloque o bicarbonato de sódio, em seguida coloque o vinagre e depois ao mesmo tempo.
Conclusão
A água se mistura com o vinagre e o bicarbonato faz o gás que levanta a mistura de água e vinagre fazendo com que pareça lava do vulcão.
VULCÃO 2
Material necessário
3 quilos de argila
Um copo de plástico
Carbureto(
500 ml de água
750 ml de água com corante vermelho
Material necessário
3 quilos de argila
Um copo de plástico
Carbureto(
500 ml de água
750 ml de água com corante vermelho
fósforo
Procedimento
Faça o vulcão com a argila, depois faça um furo no meio do vulcão, coloque o copo no meio do furo, no copo coloque o carbureto, em seguida coloque o água e acenda o fosforo depois. Cuidado!
Coloque os alunos a uma distância para que não se machuquem pois o carbureto é inflamável!
Conclusão
A água se mistura com o carbureto faz o gás que levanta a mistura de água e carbureto e com a pequena explosão fazendo com que pareça lava do vulcão de verdade.
Conclusão
A água se mistura com o carbureto faz o gás que levanta a mistura de água e carbureto e com a pequena explosão fazendo com que pareça lava do vulcão de verdade.
Parabéns pelo blog, belo trabalho. Vou usá-lo muito em minha página no face "diário de uma pedagoga". Sou pedagoga e criei essa página para ajudar educadores, pedagogos, estudantes de pedagogia e magistério, procuro sempre coisa inovadoras, interessantes e criativas para compartilhar com meus seguidores, pois ao criar essa página meu intuito é apenas ajudar a fazer uma educação com mais qualidade e mais sabor. Sou aposentada por laudo médico e como amo educação, foi a maneira que encontrei para continuar em contato e ajudando quem trabalha 2, 3 períodos sem tempo para ler, pesquisar, fazer diferente. Seu blog e sua experiência muito me ajudarão e nada será publicado lá sem os devidos créditos. Grande abraço e muito sucesso. Te convido a conhecer minha página e se quiser me add no face , o meu face é Tania Rodrigues(Uberaba), você será muito bem vinda. Todos nós formando uma corrente por uma educação de mais qualidade. Abraços.
ResponderExcluirEstou cursando Formação de Professores e já trabalho na Educação Infantil. Terei que apresentar uma aula sobre ciências no curso e estava sem ideias. Utilizarei a sugestão do "papel mágico" pois havia feito esta experiência na minha infância e nem lembrava.
ResponderExcluirMuito grata!
Um grande abraço,
marilene.