ASSUNTO: Evolução Humana
Objetivo: Conhecer as principais evidencias que relacionam evolutivamente a espécie humana e seus ancestrais(fósseis e semelhanças anatômicas e moleculares).
Facilitar a compreensão do mecanismo de formação de alguns tipos de fósseis (moldes, contramoldes e impressões) pela utilização de materiais simples como o gesso, argila ou massa de modelar.
A simulação de alguns processos de fossilização concretiza os conceitos estudados, motivando e facilitando o aprendizado. O aluno participa da aula de forma mais contagiante, sentindo-se motivado com a dinâmica apresentada.
Material
•argila ou massa para modelar
•gesso em pó
•facas e colheres de plástico
•tigelas de plástico
•copos de plástico grandes
•facas e colheres de plástico
•tigelas de plástico
•copos de plástico grandes
•papel-toalha e papel de embrulho
•tampas de caixas de sapato
•conchas de moluscos
•folhas de plantas com nervuras bem evidentes
•tampas de caixas de sapato
•conchas de moluscos
•folhas de plantas com nervuras bem evidentes
•pequenos animais feitos de plástico
1º PASSO: Fóssei tipo "impressão"
A primeira providência é forrar o local de trabalho com as folhas de papel de embrulho. Em uma tigela de plástico, misture o pó de gesso com água até obter uma massa homogênea e consistente. Preencha a tampa de caixa de papelão com o gesso, alisando a su- perfície com uma faca de plástico; se necessário, pulverize água so- bre a superfície do gesso para facilitar o processo. Coloque com cuidado folhas e conchas sobre a superfície do gesso, pressionando- as para que deixem sua impressão. Coloque as tampas de papelão em um local protegido, para secar. Quando o gesso estiver comple- tamente seco, remova as conchas e as folhas e observe as marcas deixadas na superfície da peça.
Discuta com os estudantes a simulação, comentando que esse tipo de fossilização ocorreu, de fato, em superfícies moles e lamacentas que logo se solidificaram, resistindoà erosão e registrando fielmente detalhes do contorno de partes de plantas e animais do passado.
2º PASSO:Fósseis tipo“molde”
Despeje massa de gesso em um copo de plástico até preenchê- lo pela metade. Coloque um animal de plástico no copo e pressio- ne-o sobre o gesso, enterrando-o parcialmente. Despeje mais gesso no copo até cobrir o animal totalmente. Deixe secar.
Quando o gesso estiver completamente seco, rasgue o copo de plástico e desenforme a peça de gesso. Quebre-a com um martelo. As marcas do animal de plástico na superfície dos fragmentos de gesso constituem fósseis do tipo molde. Chame a atenção dos estu- dantes para a semelhança entre molde e impressão; o termo molde
é utilizado quando toda a pça é envolvida por sedimentos, enquanto
impressão refere-se a marcas deixadas em uma superfície mole.
3º PASSO:Fósseis tipo“contramolde”
Preencha uma tampa de caixa de sapato com uma camada de argila (ou de massa para modelar). Coloque conchas ou os animais de plástico sobre a superfície da massa e pressione-os com força. Remova as conchas e/ou animais de plástico com cuidado, para não alterar as marcas deixadas na argila. Despeje massa de gesso nas depressões da argila e deixe secar. Retire as peças de gesso, que são os contramoldes dos moldes deixados na argila.
Comente que esse tipo de fóssil forma-se quando o molde dei- xado por um animal ou planta em uma rocha sedimentaré preen- chido por minerais de diferentes tipos, formando um contramolde do organismo no interior do sedimento.
Alunos do 3º ano médio da Escola Estadual Dom Gino malvestio
Quando esteé quebrado, o contramolde diferencia-se nitidamente, por sua composição, do material sedimentar, em muitos casos formando um perfeito modelo em rocha do organismo que deixou a marca. Referência:
AMABIS, Jose Mariano.MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia.Ensino Médio.2º Ed. São Paulo: Moderna, 2004.
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