24 de jun. de 2011

Disputa entre bumbás Garantido e Caprichoso começa em Parintins



O duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso começa nesta sexta-feira (24) na Ilha de Parintins (distante 235 quilômetros de Manaus). O 46º Festival Folclórico do município será aberto às 21h de sexta-feira (24) pelo Boi da baixa do São José, Garantido. Em seguida, será a vez do boi Caprichoso. A festa encerra no domingo (26) com o boi Caprichoso.





Durante três dias, o boi-bumbá Garantido vai defender o tema “Miscigenação” que levará para o Bumbódromo – local onde ocorrem as apresentações – a história da formação social e cultural dos povos da Amazônia. De acordo com o presidente da Associação Folclórica Boi Garantido, Telo Pinto, o Bumbá fará um panorama das crenças, ritmos e do cotidiano do povo que vive a tradição do “vermelho e branco”. “Nossa Amazônia é berço de uma grande mistura étnica que resulta no caboclo, cujos ensinamentos conquistam respeito e seguidores em todo o mundo, sobretudo por seu convívio harmonioso com a Natureza. Queremos mostrar isso na arena”, disse.




O boi azul apresentará o tema “A Magia que Encanta”. A proposta do Caprichoso é mostrar os três elementos essências da magia que vem da arte do Boi Caprichoso, que passa pelos encantos da floresta envolvendo o povo com o folclore popular. A presidente do Caprichoso, Márcia Baranda, está confiante na vitória. “O Boi Caprichoso, indiscutivelmente, possui o melhor quadro artístico do Festival e a nossa meta neste ano é ganhar, o nosso compromisso é com Parintins, com a população que vive desta festa”, disse a presidente.

O Festival Folclórico de Parintins ocorre sempre no último fim de semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festa é considerada o maior festival folclórico da América Latina e atrai milhares de turistas, não só do Brasil, mas de vários países, para ver o duelo cênico e artístico entre os bumbás, Caprichoso e Garantido. Em três noites de apresentação, as agremiações folclóricas são julgadas em vários itens por especialistas do folclore brasileiro.

Somente na área do Bumbódromo, a Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) estima um público de 12 mil pessoas.

Fotos: Diego Oliveira/Portal Amazônia


Fonte: 
24/06/2011
Portal Amazônia

Um comentário:

  1. Essa Festa é maravilhosa!
    É a magia que encanta o mundo nesses três dias de pura EMOÇÃO!

    ResponderExcluir