18 de abr. de 2011

EXPERIÊNCIAS DE MUDANÇAS DE ESTADO

A curiosidade natural do homem, o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, o homem adquire conhecimentos. Muitos desses conhecimentos são usados para melhoria de sua vida.
O homem aprendeu a utilizar o fogo como fonte de luz e calor, a água para mover uma roda, o vapor de água para movimentar máquinas, o vento para movimentar o moinho e barcos a vela, dessa maneira atingiu um conhecimento tecnológico.
Por outro lado, essa curiosidade natural o leva a sistematizar os conhecimentos adquiridos, procurando saber como e porquê acontecem, fazer comparações e analogias, estabelecer relações de causa e efeito, que lhe permitam fazer previsões. Neste caso ele adquire um conhecimento científico dos fatos.
 
Objetivo :
Mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado. Contexto A troca de calor entre materiais, ou seja, propagação de energia térmica, pode causar mudanças nos materiais que trocam energia. As principais mudanças que podem ocorrer num material devido à variações de sua energia térmica são: variação da temperatura, variação de volume e mudança de estado físico. Todos os materiais são formados por moléculas (menor parte da matéria que conserva as característica de uma substância), sendo que a maioria dos materiais que encontramos na natureza são formados pela mistura de diferentes substância.s 

Material:
  • vela
  • naftalina
  • colher
  • esqueiro/fosforo
  • Procedimentos:                                                                                                                                   Coloque na colher a naftalina que foi retirada. Acenda a vela e a fixe em algum lugar. Segure a colher logo acima da chama da vela. Espere a naftalina até derreter. Retire a colher de cima da chama e espere a naftalina esfrie até evaporar. Volte a segurar a colher logo acima da chama da vela. Espere até que a parafina se decomponha, passando para o estado gasoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário