6 de abr. de 2011

Os dez avanços científicos mais importantes de 2007, segundo a "Science"

1º - GENÉTICA DA DIFERENÇA
Em 2007, cientistas descobriram que cópias "repetidas" ou "apagadas" de genes modificam radicalmente o organismo. O avanço da tecnologia também permitiu ver que a diferença entre o DNA de duas pessoas pode ser o quíntuplo daquela imaginada.
2º - CÉLULAS SEM POLÊMICA
Cientistas produziram as primeiras células humanas pluripotentes (com potencial terapêutico) sem usar material embrionário. O achado acalmou os ânimos de grupos antiaborto contrários à destruição de embriões para pesquisar células-tronco.
3º - ONDE NASCEM OS RAIOS
Físicos descobriram a origem dos raios cósmicos de alta energia. São partículas emitidas a partir dos núcleos de galáxias, que acabam se acelerando no campo magnético de buracos negros.
4º - SUPERMOLÉCULA
Químicos elucidaram a estrutura do receptor "beta2-adrenérgico", molécula que gerencia os efeitos de diversos neurotransmissores e hormônios no corpo. A descoberta ajudará a criar remédios mais seguros e eficazes.
5º - ELETRÔNICA DOS ÓXIDOS
Uma série de estudos revelou que placas de óxidos de metais de transição possuem propriedades eletrônicas mais versáteis que o silício, material mais comumente usado em informática.
6º - INFORMÁTICA DOS ELÉTRONS
Cientistas descobriram uma nova maneira de separar elétrons de acordo com seu spin (propriedade semelhante à rotação), que pode vir a ser usada como uma forma de armazenar informação em chips.
7º - ESTRATÉGIA IMUNOLÓGICA
Médicos desvendaram como as células imunológicas TCD8 se dividem em grupos para combater invasores no organismo. Enquanto parte delas vai direto para o ataque, outra guarda na memória as informações sobre os inimigos.
8º - QUÍMICA EFICIENTE
Na química sintética, pesquisadores relataram a descoberta de vários métodos mais eficientes e baratos para construir moléculas complexas. O ajudará tanto a farmacologia quanto microeletrônica.
9º - FÁBRICA DE MEMÓRIAS
Uma série de trabalhos confirmou o papel do hipocampo --estrutura cerebral central-- na confecção de novas memórias. Cientistas mostraram como ele trabalha associando memórias para o cérebro imaginar cenários futuros.
10º - FIM DE JOGO
Num marco da inteligência artificial, canadenses criaram um programa de computador imbatível no jogo de damas. Foi o jogo mais complexo até hoje a ter uma solução matemática definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário