10 de jul de 2011

Blog Ciência é...: Sistema Digestório: "Um laboratório Ambulante"

Blog Ciência é...: Sistema Digestório: "Um laboratório Ambulante": "Abaixo relaciono oito experimentos simples que você docente pode realizar com seus alunos; ou vice-versa(você aluno)em sua sala de aula. Des..."

É muito positivo..

Vamos rever novamente?

O COMEÇO: A AÇÃO DA SALIVA

Material:
  • vidro de conta-gotas com tintura de iodo
  • 2 copos plásticos
  • 2 tubos de ensaio numerados
  • água
  • amido





Procedimentos:

Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.






Conclusão:

O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.



Figura 1: Imagens dos experimentos realizadas pelos alunos do 2º ano "02" da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"


Figura 2: Imagens dos experiamentos realizados pelos alunos do 2º ano "01" da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"


É IMPORTANTE MASTIGAR BEM

Material:
  • 2 copos com água
  • 2 comprimidos efervescentes
Procedimento:

Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.



Conclusão:

O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.



Figura 3: Experimentos realizados pelos alunos do 2º ano "02" da Escola Estadual "Dom Gino"
Observação: Neste experimento os alunos utilizaram substituiram os copos por beker e recipiente plastico com água.

3 SENTINDO SABORES

Material:
  • 4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja
  • açúcar
  • colher


Procedimento:
Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.Sugestiono que vende um aluno para que advinhe os sabores.
Conclusão:
Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.



Figura 4: Imagens dos experiamentos realizados pelos alunos do 2º ano "01" da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"


O MOVIMENTO DA DIGESTÃO

Material:
  • meia fina
  • bolinha de isopor ou de tênis
  • bolacha

Procedimento:



Peça aos alunos para colocar a mão no pescoço. Ao engolir uma bolacha, eles sentirão o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. Coloque a bolinha (que representa a comida) dentro da meia fina (o esôfago). Faça a bolinha deslizar pela meia empurrando-a com os dedos.
Conclusão:

Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.



Figura 5: Imagens dos experiamentos realizados pelos alunos do 2º ano "01" da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"


A ACIDEZ DO SUCO GÁSTRICO

Material:
  • 1 copo plástico de café
  • leite
  • vinagre ou suco de limão



Procedimento:

Coloque leite no copo e adicione vinagre ou suco de limão.
Conclusão:

O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.



O detergente da digestão

Material:
  • dois copos com água
  • óleo de cozinha
  • detergente


Procedimento:

Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.
Conclusão:

Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.

Quebrando as proteínas

Material:
  • clara de ovo cozido
  • 4 tubos de ensaio numerados
  • água
  • suco de mamão, de limão e de abacaxi
  • algodão

Procedimento:

Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.

Conclusão:

Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.

2 comentários:

  1. Olá Dina!

    Gostei muito do seu blog! Amei ler este post e relembrar as aulas de Ciências no laboratório (puxa, faz tempo... rsrsrs). Eu amava aquelas aulas, porque saía daquela coisa de ficar ouvindo e copiando, ouvindo e copiando... Realmente é muito legal poder observar diante de nossos olhos as coisas, e receber as informações. Puxa, deu até saudade dos tempos de quando eu era nova, na escola, pouquíssimas e boas lembranças...

    Parabéns pelo blog! Tudo de bom! Sucesso na sua atuação como professora! Nunca se esqueça de que, conforme você for hoje, lááááá na frente os alunos irão lembrar de você e irão falar para os filhos e netos deles... Credo, não tenho muito coisas boas, infelizmente para contar ao meu filho, só alguns bons professores que eram boas pessoas também, porque até a antiga oitava série, vixe, cada figura, credo, nem gosto de me lembrar... Era uma pior do que a outra... rsrsrsrs... e minha mãe lecionava na mesma escola, vai vendo as colegas dela que tipo que eram... Afff...

    Mas enfim, parabéns! Estou certa de que seus alunos se amarram nestas aulas!!!

    Bjs!!! Ah! Siga meu blog também, será uma alegria para mim!

    Claudia Paiva (Anunciando e Reciclando)

    http://vendertrocar.blogspot.com

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