Para Krasilkchik(2008,p88) a maioria dos professores de biologia considera de extrema valia os trabalhos de campo e as excursões; no entanto, são raros os que as realizam. Os principais obstáculos á organização das excursões são: complicações para obter autorizações dos pais, da direção da escola e dos colegas que não querem ceder seu tempo de aula, o medo de possíveis acidentes, a insegurança e o temor de não conhecer os animais e plantas que forem encontrados, os problemas de transporte.
Esses obstáculos foram superados, e com muita confiança e satisfação, no dia 24 (sábado) a profa. Dina Carvalho com os alunos do 3º "01" e "02" do turno vespertino da E. E. Dom Gino Malvestio realizaram uma excursão na Comunidade do Zé Açu para coleta de amostras para produção de herbários através de descrições da morfologia das plantas encontradas na região.
Além da tarefa dos quais foram incumbidos, como preparar o material para o herbário e seu relatório, os alunos também verificaram alguns problemas interessantes, com o grande aumentamento de queimadas e diminuição de área vede naquela região.
Entretanto, qualquer que que seja o local que será realizado a excursão/ ou visita, é importante que o aluno ter um problema a resolver e, em função dele, observar e coletar dados. "Uma excursão assim,como toda atividade didática, deve ter objetivos específicos que demandem a busca de informação em ambientes naturais, sem o artificialismo dos experimentos de laboratório, o que propicia uma ecperiência educacional insubstituível"(Krasilchik,2008).
Referência:
KRASILCHIK, Myrian. Prática de ensino de biologia, Ed USP. São Paulo.2008.p 88
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