21 de jul. de 2011

Temperatura no centro dos EUA chega aos 50 graus






A região central dos Estados Unidos enfrenta nos últimos dias uma onda de calor fora do normal que se estende até o leste do país, e a sensação térmica pode passar dos 50º C.
De acordo com Christopher Vaccaro, porta-voz do serviço de meteorologia nacional, "em um mês já foram batidos mais de mil recordes de calor".
- Mas o que é realmente fora do comum é a duração desta onda de calor, sua gravidade e sua extensão.
Ele explicou que há 24 estados afetados e que o número pode aumentar para mais de 30 nos próximos dias.
Segundo a imprensa americana, 13 pessoas morreram devido às altas temperaturas dos últimos dias.
Há semanas o calor afeta uma grande parte do centro do país, da fronteira com o Canadá até o Texas, no sul. Estas zonas registram "níveis perigosos" de calor, que combinados com uma umidade extrema, provocam sensações térmicas recordes, segundo os meteorologistas.
Ma segunda-feira, a sensação térmica em Knoxville, Iowa (centro), chegou aos 55°. Em Freeport, Ilinois (norte), e em Madison, Minnesota (norte), foi de 51°. Em Nebraska (centro), Wisconsin (norte) e Dakota do Sul (norte) esteve perto dos 50°.
Em Washington, onde nesta terça-feira era esperada uma temperatura máxima de 35°, deve haver também um aumento maior nos próximos dias, assim como em todo o leste do país, com exceção da Florida e do nordeste.
- A onda de calor não vai deixar o centro do país e a situação deve se agravar.
No centro, têm se multiplicado os alertas e as mensagens à população para que, principalmente os mais velhos, permaneçam em suas casas com o ar condicionado ligado ou que aproveitem a climatização dos centros comerciais.

Também alertaram para a detecção dos primeiros sintomas de desidratação, como náuseas, febre ou dor de cabeça.
Na capital americana, a companhia elétrica Pepco pediu aos consumidores que economizem energia para evitar apagões.
Chicago pôs à disposição da população seis centros para aqueles que quiserem aproveitar o ar condicionado (bibliotecas e edifícios públicos, entre eles).
Do outro lado do país, enquanto a temperatura é normal para o verão na Califórnia (oeste) e Arizona (sudoeste), em Nevada (oeste) e Utah (oeste) há alertas de incêndios, segundo os serviços de meteorologia.
A governadora do Oklahoma (sul), a republicana Mary Fallin, pediu no último domingo para que as pessoas "se unam numa oração para que chova", mas até agora as preces não adiantaram.

Fonte:http://noticias.r7.com/internacional/noticias/eua-registram-onda-de-calor-com-recorde-de-temperatura-20110719.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário