15 de jul. de 2011

Atividade Prática: Batimentos Cardíacos

Batimentos cardíacos são os movimentos do coração, que se contrai e relaxa, ejetando o sangue em direção das artérias e recebendo das veias. Um batimento cardíaco anormal em determinado momento pode ser sinal de problemas que necessitem de assistência médica.
Para medir os seus batimentos cardíacos sem a utilização de um equipamento próprio, siga as instruções abaixo:

• O objetivo é aferir quantas vezes o coração bate por minuto;

• Apalpe a parte inferior do pulso ou o lado da traquéia no pescoço até localizar um ponto em que seja possível sentir a pulsação;

• Localizado o ponto, coloque as pontas dos dedos indicador e médio no local e pressione suavemente até sentir o pulso;

• Use um relógio ou cronômetro para observar uma contagem de 10 (dez) segundos. Neste tempo, conte o número de pulsações;

• A seguir, multiplique o número de pulsações contadas dentro destes dez segundos por 6 (seis). O resultado dessa multiplicação será sua frequência cardíaca;

• Sabendo que a frequência cardíaca normal fica entre 60 a 100 ciclos, podendo variar, sendo costumeiramente maior em crianças, você terá uma percepção sobre a sua condição de saúde. Resultados anormais devem ser averiguados por um médico.



Atividade Prática


Medindo a pulsação


Procure identificar,a pulsação da artéria radial na região do pulso de colega sentado. Em seguida, marcando um minuto, conte o número de pulsações por minuto.
Peça a seu colega que fique em pé e repita o procedimento anterior, colocando também o ouvido próximo ao coração dele; verifique se haverá coincidência entre as batidas que você ouve e a pulsação da artéria radial.
faça seu colega praticar 2 minutos de corrida"parada", isto é, sem sair do lugar. logo após, conte o número de batimentos cardíacos por minuto.



Agora, responda às questões.
1.Quantas vezes o coração de seu colega pulsou por minuto, estando ele descansado?
2.Houve coincidência entre a pulsações cardíacas que você ouviu e as pulsações da artéria radial?
3.Quantas vezes o coração do seu colega pulsou após o exercício físico?
4.Compare seus dados com a do pessoal da sua turma para responder: Qual o número médio de batidas do coração, por minuto das pessoas da sala?
5. Além de exercícios físicos, que outros fatores produzem aumenta da frequência de batimento cardíaco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário