18 de jul. de 2011

CONSTRUINDO UM SUBMARINO

PROPÓSITO
Os líquidos também têm densidade?

MATERIAL:
• Um vidrinho de amostra grátis de perfume (vazio)
• Uma garrafa de refrigerante descartável com tampa
• 1 copo com água



PROCEDIMENTO:
Coloque um pouco de água dentro do vidrinho de perfume, que não chegue à metade da sua capacidade. Emborque-o dentro de um copo com água e observe se ele flutua.
O vidrinho deve flutuar, ficando apenas o fundo fora d’agua.
Encha a garrafa descartável com água e coloque dentro dela o vidrinho que se encontra no copo, mantendo-o de cabeça pra baixo. Em seguida feche a garrafa.
Se você apertar a garrafa, o vidrinho descerá. Assim que deixar de comprimir a garrafa, ele subirá novamente. Se prestar bem atenção no nível da água dentro do vidrinho no momento em que apertar , verá que ele se eleva um pouco. Ao comprimir a garrafa, entra mais água no vidrinho, pois o ar que se encontra ali dentro sofre compressão. Com mais água dentro, o vidrinho fica mais pesado e afunda.
Quando entra água no vidrinho, sua densidade aumenta , pois apesar de sua capacidade continuar a mesma sua massa aumenta.
Quando cessamos a pressão externa sobre a garrafa, o ar que se encontra comprimido no interior do vidrinho, expulsa a água a mais que entrou; com isso a densidade do vidrinho diminui, e ele flutua novamente.
Obs: No caso dos submarinos, eles possuem um compartimento que pode ser preenchido com água quando o submarino vai ao fundo e esvaziado quando ele sobe à superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário