CONTEÚDO: Formação de imagens com lentes e funcionamento de um projetor de slide.
Material:
1 caixa de sapatos com tampa
1 lâmpada incandescente transparente de 40 watts com soquete
cabo
interruptor como as de abajur
1 lupa ou qualquer lente de convergência grande
Canetinhas de ponta fina
Fita dupla face
1 folha de papel espelho
5 folhas de papel vegetal
1 folha de papel sulfite
Tesoura ou estilete Régua
Confecção:
Descubra a distância focal da lente, colocando-a entre a lâmpada acesa e a folha de
sulfite.
Afaste a lente da lâmpada até o foco de luz se projetar no papel com nitidez.
Meça com a régua a distância entre a lente e o papel. Esse dado será fundamental para
definir o local onde será colocada a imagem a ser projetada.
Comece a montar o projetor fazendo um furo do tamanho do bocal da lâmpada no
centro de uma das laterais menores da caixa. Passe o bocal pelo buraco e rosqueie o
soquete pelo outro lado. Na mesma direção da fonte de luz, mas na lateral oposta, corte
um círculo de diâmetro um pouco menor que o da lente. Prenda a lente com fita dupla
face. Para fixar a imagem a ser projetada, faça um corte de 5 centímetros em cada uma
das laterais maiores da caixa, distante da lente um 1 centímetro a mais que a distância
focal. Encape a caixa com papel espelho, respeitando as aberturas laterais e os furos da
lente e da lâmpada. Peça aos alunos para criar uma história em quadrinhos numa tira de
papel vegetal com a largura um pouco inferior à do corte lateral. Deixe um pedaço em
branco nas extremidades da tira para manipulá-la melhor. Encaixe a história, de cabeça
para baixo, nos cortes laterais. Apague as luzes da sala e tampe a caixa de sapatos.
Posicione o projetor com a lupa voltada para uma parede branca, ligue a lâmpada e
deslize o papel vegetal de um lado para o outro.
Como usar?
O projetor de slide é uma aplicação do fenômeno físico de projeção de imagens através
de lentes convergentes. Os raios de luz passam pelo objeto, atingem a lente e são
desviados até se cruzarem e definirem novamente uma imagem. Nesse caso, o objeto a
ser projetado precisa ser colocado de cabeça para baixo, já que os feixes de luz vão se
cruzar antes de formar a imagem. A engenhoca faz ainda com que a garotada observe
que a projeção ocorre basicamente pela presença de três elementos: fonte de luz, lente e
objeto. O que se demonstra com o projetor é o uso mais comum das lentes convergentes
ou lupas: o da ampliação de imagens.
Esta atividade trabalha uma aplicação do fenômeno físico de projeção de imagens
através de lentes convergentes, a formação de imagens com lentes e o funcionamento de
um projetor de slide.
Fonte:
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