29 de jun de 2011

Projetor de papelão

CONTEÚDO: Formação de imagens com lentes e funcionamento de um projetor de slide.

Material:
1 caixa de sapatos com tampa  
1 lâmpada incandescente transparente de 40 watts com soquete  
cabo  
interruptor como as de abajur  
1 lupa ou qualquer lente de convergência grande  
Canetinhas de ponta fina  
Fita dupla face  
1 folha de papel espelho 
 5 folhas de papel vegetal  
1 folha de papel sulfite  
Tesoura ou estilete Régua

Confecção: 
Descubra a distância focal da lente, colocando-a entre a lâmpada acesa e a folha de 
sulfite. 
 Afaste a lente da lâmpada até o foco de luz se projetar no papel com nitidez.  
Meça com a régua a distância entre a lente e o papel. Esse dado será fundamental para 
definir o local onde será colocada a imagem a ser projetada.  

Comece a montar o projetor fazendo um furo do tamanho do bocal da lâmpada no 
centro de uma das laterais menores da caixa. Passe o bocal pelo buraco e rosqueie o 
soquete pelo outro lado. Na mesma direção da fonte de luz, mas na lateral oposta, corte
um círculo de diâmetro um pouco menor que o da lente. Prenda a lente com fita dupla 
face. Para fixar a imagem a ser projetada, faça um corte de 5 centímetros em cada uma 
das laterais maiores da caixa, distante da lente um 1 centímetro a mais que a distância 
focal. Encape a caixa com papel espelho, respeitando as aberturas laterais e os furos da 
lente e da lâmpada. Peça aos alunos para criar uma história em quadrinhos numa tira de 
papel vegetal com a largura um pouco inferior à do corte lateral. Deixe um pedaço em 
branco nas extremidades da tira para manipulá-la melhor. Encaixe a história, de cabeça 
para baixo, nos cortes laterais. Apague as luzes da sala e tampe a caixa de sapatos. 
Posicione o projetor com a lupa voltada para uma parede branca, ligue a lâmpada e 
deslize o papel vegetal de um lado para o outro. 

Como usar?

O projetor de slide é uma aplicação do fenômeno físico de projeção de imagens através 
de lentes convergentes. Os raios de luz passam pelo objeto, atingem a lente e são 
desviados até se cruzarem e definirem novamente uma imagem. Nesse caso, o objeto a
ser projetado precisa ser colocado de cabeça para baixo, já que os feixes de luz vão se 
cruzar antes de formar a imagem. A engenhoca faz ainda com que a garotada observe 
que a projeção ocorre basicamente pela presença de três elementos: fonte de luz, lente e 
objeto. O que se demonstra com o projetor é o uso mais comum das lentes convergentes 
ou lupas: o da ampliação de imagens. 
Esta atividade trabalha uma aplicação do fenômeno físico de projeção de imagens 
através de lentes convergentes, a formação de imagens com lentes e o funcionamento de 
um projetor de slide. 

Fonte:

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