3 de nov. de 2011

Reações químicas: Fazendo bolo em sala de aula


Muitas pessoas não percebem, mas a cozinha e um fantástico laboratório químico, um lugar onde ocorrem inúmeros fenômenos químicos e físicos.
Por exemplo, para fazer um simples bolo ocorrem diversas reações químicas, tanto na mistura dos ingredientes tanto na ordem de preparo do bolo, a seguir você verá o porque de tudo ser feito conforme a ordem descrita nas receitas, este exemplo é de um simples bolo. 
foto 1. preparação do bolo no 9º "A" e "B"                                                         


Pondo a massa no forno da cozinha da escola
Para fazer um bolo, é preciso, em primeiro lugar, preparar a massa, que é uma mistura de farinha, manteiga, açúcar, fermento, ovos e leite. Esta mistura tem a aparência de uma pasta e sua cor é amarelada. Ela vai ao forno e, depois de algum tempo, muda completamente - deixa de ser a mistura de farinha, manteiga, açúcar, fermento, ovos e leite para transformar-se em um bolo.
Trouxeram todos os ingredientes para fazer um delicioso bolo de chocolate, misturaram e logo depois puderam ainda degustar o trabalho realizado neste dia.
Foi interativo e gostoso, pois todos trabalharam e se divertiram nesta aula.
Alunos do 9º "A" organizando os ingredientes.






















O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a massa do bolo como uma mistura de ingredientes.
Identificar as reações químicas entre os componentes dessa mistura durante o processo de produção do bolo  
Definir reações químicas a partir desse processo;
Discussão informal do assunto abordado no texto - O professor deverá conduzir essa discussão para uma abordagem do cotidiano podendo fazer indagações como:
Quem sabe fazer bolo?
Com quem aprendeu?
Qual é o bolo que mais gosta?
Quais são so ingredientes para se fazer um bolo básico?
Como é que se faz um bolo básico?
Registrar:
Quais são os ingredientes básicos do bolo?
E os procedimentos?
Sugiro que seja realizado primeiramente uma pesquisa previa de receitas simples de bolo e que durante a realização desta aula prática seja elaborado um roteiro e um relatório com os procedimentos.
Com direito a recheio e suco de frutas!
Pode-se trabalhar como introdução do assunto reações químicas/ ou misturas homogêneas e heterogêneas! E bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário