28 de fev. de 2012

2012 - Ano Bissexto

 
 
fonte: http://nossoespaconageografia.blogspot.com/2010/05/terra.html

A Terra situada a 149.000.000 de km do Sol, leva 365 dias e um quarto para dar uma volta completa em tomo do astro-rei, num movimento conhecido como translação.ou seja 5 horas e 48 minutos aproximadamente, o chamado ano solar. Então, em um ano com 365 dias, a Terra não fecha uma órbita completa, ainda faltam quase 6 horas para isso acontecer.

Isso significa que logo no primeiro dia do ano seguinte, em um determinado horário, a Terra estará 6 horas “atrasada” em sua trajetória no espaço em relação ao mesmo evento do ano anterior. A cada quatro anos, esse atraso soma quase um dia.
A cada movimento de translação completo, temos um ano.

O ano bissexto (366 dias) ocorre a cada 4 anos, com a finalidade de somarmos o quarto de dia que sobrou nos anos anteriores.

O movimento de rotação, aquele realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, num tempo de 23 horas, 56 minutos, e 4,095 segundos, arredondando-se para 24 horas, é conhecido como dia.
O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.
A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
 
foto: Dina Carvalho

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

E consequentemente neste ano teremos 8 Feriados Nacionais e 8 pontos facultativos, como podemos observar na imagem abaixo:

foto: Portal R7



 Referências:
Ano Bissexto. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_bissexto

Movimento de translação. Disponível em :http://nossoespaconageografia.blogspot.com/2010/05/terra.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário