2 de fev. de 2012

A importância do planejamento escolar



“O Planejamento é processo e, como tal, irá gerar um produto ou produtos, que podem ser planos de trabalho ou planos de ação com temporalidade definida e áreas específicas para a sua aplicação.

Os produtos gerados a partir do planejamento são instrumentos flexíveis, que auxiliam o desenvolvimento do trabalho da escola nas dimensões pedagógica, política e administrativo-financeira.

O processo de planejamento exige uma atenção permanente ao projeto político-pedagógico da escola e, por isso mesmo, permite acompanhá-lo e avaliá-lo. Os produtos gerados pelo processo de planejamento deverão assegurar a operacionalização do projeto político-pedagógico, garantindo aquelas características citadas anteriormente, ou seja, a de manutenção do instituído e instituição do novo.”

Contudo quero registrar a importância do professor fazer uso do planejamento na prática de suas atividades profissionais.
“O planejar é uma ação indispensável a vida pessoal e profissional, seja da área da educação ou das demais áreas.”

Todo o docente que assim faz torna sua aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. Além disso, consegue tornar a sala de aula um verdadeiro local de pesquisa e de aprendizagem mutua (de professor para aluno e de aluno para o professor).

Na construção do planejamento o professor tem como checar mais precisamente as características de sua turma bem como suas dificuldades, para apartir daí saber como passar os conteúdos disciplinares com maior êxito tanto para si como para o alunado.

Concluo então que o educador que se empenha e considera o ato de planejar suas aulas, demonstra ser um profissional capacitado, responsável, consciente e que ama o que faz. Por isso revela grandes indícios de trilhar uma promissora e feliz carreira profissional e pessoal.

Finalizo este texto agradecendo a todos os professores, em especial ao colegas da Escol Municipal “Irmã Cristine” que estão durante esta semana realizando seus planejamentos para o ano de 2012. Quero revelar a ansiedade de por em prática as propostas planejadas.

Um ótimo ano letivo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário