20 de dez. de 2010
Os sete princípios que subsidiam a prática docente interdisciplinar
16 de dez. de 2010
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: Debates, ações e atitudes em Belém
Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente: Fragilidades transformadas em potencialidades
A aurora boreal
Fonte: A aurora boreal cada vez mais intensa
disponível em: http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos-bbc.aspx?cp-documentid=26744544
14 de dez. de 2010
10 de dez. de 2010
Colação de Grau dos Alunos da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"
Formandos do Ensino Médio 2010 da Escola Estadual "Dom Gino Malvestio"
Uma das festas mais importantes na vida de um estudante é o momento de sua formatura, pois na mesma é onde será concluído um ciclo de anos de estudo , seja esse estudo um ensino superior, médio, técnico ou até mesmo o fundamental, mas enfim tal festa ou cerimônia é o marco de termino de uma fase da vida e começo de outra, o que reafirma tal importância que a mesma têm.
Então muitas vezes temos alguns amigos ou parentes que irão se formar este ano, e muitas vezes necessitamos dar uma palavra amiga para o mesmo, assim existem inúmeras mensagens as quais são extremamente bonitas e próprias para tais momentos, as quais podem ser muito bem utilizadas, mas nunca se esquecendo de ao final da mesma por nem que seja uma frase própria, assim particularizando a mensagem.
A final a formatura é um momento único na vida das pessoas, a qual marca o fim de uma jornada em algum lugar, e muitas vezes até a mudança de cidade e de convívios, assim marcando um momento de real transformação na vida da pessoa.
Por isso hoje parabenizo os alunos e alunas que chegaram até aqui e escolheram o melhor pras suas próprias vidas: o exercício da disciplina, a valorização das amizades e da camaradagem, através de atividades intra e extra escolares e o convívio respeitoso com todos. Ensinei-lhes que reclamar é saudável, mas com elegância e respeito ao reclamado, sem baixarias nem movimentos subterrâneos, escondidos da luz da superfície. Mais do que matemática, química ou física, Inglês, Português ou História, é necessário desenvolver valores que ensinem para a vida, não apenas para ser aprovado em um vestibular, para ressaltar o que orienta a Escola Estadual "Dom Gino Malvestio", que preza pela Educação para a Vida.
8 de dez. de 2010
Porque é feriado dia 8 de Dezembro? Imaculada Conceição de Maria Santíssima
A Igreja Católica Romana celebra a 8 de Dezembro o dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima. É uma festa que se situa no início do Ano litúrgico, no Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. A solenidade di dia 8 de Dezembro tem como fundo o ícone bíblico da Anunciação, na qual ecoa a misteriosa saudação do Anjo: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 28). «Cheia de graça»! Eis Maria, do modo como Deus a idealizou e quis desde sempre, no Seu imperscrutável desígnio: uma criatura totalmente repleta de amor divino, bondade, beleza e santidade.
Imaculada Conceição é um dos importantes títulos com que é venerada e cultuada pelos católicos a Virgem Maria. O título litúrgico da Imaculada Conceição que os católicos invocam, professa a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original desde sua mãe Santa Ana, e nasceu portanto, sem o pecado original. O título expressa portanto que a mãe de Jesus é toda santa, a cheia de graça, desde o momento de sua concepção.
O dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, com a bula Ineffabilis Deus, resultado da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos. O calendário romano já devotava uma festa em seu calendário em 1476; entretanto nos anos 700 esta celebração já existia no Oriente. Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e em 1708 Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. Nos quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima apareceu a Bernadette Soubirous dizendo: " Eu sou a Imaculada Conceição" .
Em Portugal, o culto foi oficializado por D. João IV, primeiro rei da dinastia de Bragança, que foi aclamado quando se iniciava a festa de Imaculada Conceição.
Sendo deste então um dos nossos feriados nacionais.